O presidente da CBTP, Sr. Demetrius Oliveira, realizou um Workshot por vídeo conferência, na última terça-feira (14). Entre os 30 participantes presentes, estava também o ex-presidente da CBTP (2005 e 2012) e atual vice-presidente (desde 2013) Sr. Heraldo Ribas.
Um dos temas abordados foi com relação aos projetos que a CBTP vem desenvolvendo junto à Secretaria Especial de Articulação Social da Secretaria de Governo (SEAS/SEGOV-PR) e Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Esses projetos têm por intuito incentivar a formação de jovens, damas e paratletas em conjunto com a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE).
O Sr. Demetrius aproveitou a oportunidade para explicar sobre a reunião que teve na DFPC em Brasília no começo de julho com o Gen. Alexandre de Almeida Porto, tratando dos assuntos de interesse dos CAC’s.
Outro ponto debatido no Workshot foi com relação a emissão de Certificado de Registro (CR) para maiores de 14 anos e menores de 25 anos. Atualmente os menores de 14 a 18 anos precisam de autorização de um dos responsáveis legais, que deverá estar presente nos treinamentos e competições, além da obtenção do Certificado de Registro junto ao Comando do Exército. Tal determinação foi debatido e avaliado, inclusive na cartilha divulgada pela DFPC, todos os atiradores desportivos, para o exercício da atividade, faz-se necessário obter o Certificado de Registro (CR) no Comando do Exército. A confusão está em relação a emissão do Certificado de Registro de Arma de Fogo – CRAF, que conforme decreto 9.845/2019 a idade mínima é de 25 anos.
O Sistema SisGCorp também chegou a ser debatido pelos presentes. O intuito do Exército Brasileiro pela criação deste sistema é para melhorar o andamento de processos de obtenção e renovação dos Certificados de Registros (CR) para os CAC’s, mas que na realidade, vem gerando mais problemas para execução do que a ida pessoal as RMs. Pelo depoimento dos presentes, foram diagnosticados problemas nesta fase de teste que levaram o sistema a manutenção.
Outros procedimentos, como a simples emissão de um CRAF, registra atrasos desde agosto de 2019 junto a 1ª RM.
O Workshot teve duração de 2hs e o presidente registrou juntamente com a secretaria, que também estava presente, todos os questionamentos para que sejam analisados e dados os devidos andamentos.
A CBTP informa que em breve realizaremos um novo Workshot, fique atentos.
Agradecemos a presença de todos.
CBTP a entidade que trabalha no desenvolvimento do Tiro Prático.