Nota Oficial CBTP: Reclassificação das Classes.
A Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) vem esclarecer que, em decorrência da análise jurídica dos critérios para classificação no Campeonato Brasileiro de CCP e Handgun, foi constatada a necessidade de uma revisão abrangente das classificações de todos os atletas participantes.
Essa revisão tornou-se imprescindível após a identificação de que as classificações estavam em divergência ao estabelecidos na Assembleia Geral Extraordinária de 15 de junho de 2022, que exigem a participação mínima em três provas homologadas para validar uma classificação.
Esse critério foi instituído para garantir que as classificações reflitam com precisão o desempenho dos competidores ao longo da temporada.
Com base nesse entendimento, a CBTP conduziu uma verificação completa das classificações de todos os atletas, identificando equívocos que impactaram a alocação de alguns competidores em suas respectivas classes.
Esse processo de revisão resultou na reclassificação de determinados atletas, visando assegurar que o sistema de classificação esteja em total conformidade com as normas vigentes.
Devido a um equívoco administrativo, algumas classificações foram executadas de maneira incorreta. A CBTP reconhece a incorreção e pede sinceras escusas aos atletas por qualquer transtorno causado.
A CBTP reafirma seu compromisso com a transparência e a equidade em suas competições e, para garantir a integridade do processo, estamos revisando todos os procedimentos internos de controle e classificação.
Colocamo-nos à disposição dos atletas e demais interessados para prestar os devidos esclarecimentos, assegurando que as competições organizadas pela confederação sejam conduzidas de maneira justa e dentro dos mais altos padrões de integridade esportiva.
Agradecemos pela compreensão e continuamos trabalhando para garantir a confiança de todos os envolvidos no esporte de tiro prático.
Belo Horizonte, 22 de outubro de 2024.
Augusto César Costa Macedo – Secretário Geral.
José Carlos Monteiro Belino – Diretor Técnico Regional NROI.
Gisely Gabriela Bezerra de Sousa – Assessora Jurídica.