Publicado: 22/03/2021 às 16:03
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: NOTÍCIAS CBTP

Lucimar Domingues: o atleta que quebrou recordes do Tiro Prático no Brasil!

A Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) tem muito orgulho de seus atletas, que competem e incentivam o esporte em todo país. Um dos nomes que sempre nos enche de orgulho é o Sr. Lucimar Domingues, que aos 63 anos já quebrou dois recordes na história do Tiro Prático.

Lucimar iniciou no Tiro Prático em 1990, aos 33 anos, competindo apenas em provas de clubes. 

“Iniciei no esporte porque a minha “ferramenta” de trabalho sempre foi arma de fogo. Sou policial. Atualmente, aposentado. Quando na “ativa” percebia a importância de se ter grande habilidade com a arma de fogo. Esta foi a principal motivação para eu ter me filiado a um clube de tiro, depois, à federação do meu Estado e, ainda, à CBTP” explica o atleta. 

Em 1996, seis anos após sua estreia no esporte, assistiu ao Campeonato Mundial de IPSC Handgun, realizado em Brasília/DF, e percebeu que aquela seria sua modalidade preferida.

Em dezembro de 1996, aos 39 anos de idade, participou da sua primeira competição de IPSC, no Clube TIRO 4, na cidade de Porto Alegre/RS, em uma Olimpíada dos servidores da Polícia Federal. 

De lá para cá, Lucimar soma mais de 25 anos de dedicação ao esporte, sempre competindo na divisão Standard. 

Durante todos esses anos o atleta alcançou inúmeras conquistas no Tiro Prático. Foi líder do ranking brasileiro de Tiro Prático, na divisão PISTOLA STANDARD, organizado pela CBTP por cinco anos e sete meses ininterruptos, no período de dezembro de 2000 até julho de 2005. 

Além disso, foi o único policial brasileiro a ser Eneacampeão Brasileiro de Tiro Prático Policial (1998, 1999, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007).  

Foi ainda Campeão Mundial, por equipe, na divisão Pistola Standard Sênior, conquistado no XV Campeonato Mundial de Tiro Prático, realizado entre 22 de outubro e 02 de novembro de 2008, na ilha de Bali/INDONÉSIA. 

Lucimar também foi o primeiro brasileiro a alcançar o inédito título de CAMPEÃO MUNDIAL DE IPSC, em 2011, na Ilha de  Rhodes, Grécia.

Em 2018, na V Etapa do Campeonato Brasileiro de IPSC Handgun, realizada em João Pessoa/PB, foi o  Campeão Brasileiro, no  OVERALL, na divisão STANDARD, estando à época, já classificado na categoria SUPER SÊNIOR. Esse foi um fato inédito do nosso esporte no Brasil. Um dos recordes quebrados pelo atleta. 

E, novamente, o fato se repetiu na I Etapa do Campeonato Brasileiro de IPSC Handgun de 2021, realizada em Juiz de Fora/MG. Foi o Campeão, no OVERALL, na divisão STANDARD, estando categorizado na SUPER SÊNIOR. 

Portanto, por duas vezes, no Brasil, um atirador da categoria SUPER SÊNIOR é vitorioso no OVERALL, da sua divisão. Quebrando assim, mais um recorde. 

“A vitória é, sempre, a coroação de um intenso trabalho. No caso específico desse êxito conseguido em Juiz de Fora foi, para mim, um prêmio pela minha dedicação, de mais de três décadas, a esse envolvente esporte! Um atirador brasileiro, da categoria SUPER SÊNIOR, ganhar, por duas vezes (2018 e 2021) o OVERALL, da concorrida divisão STANDARD será, para mim, um presente inesquecível!” relata. 

Atualmente é vice-campeão mundial (Campeonato Mundial da França, em 2017).  Além de Bi-campeão Latino-Americano e Pan-Americano, além de diversas outras vitórias. Você pode conferir todas as conquistas do atleta em seu currículo oficial, clique aqui. 

Foram muitos anos dedicados ao esporte, que valeram a pena. O atleta colheu os resultados de todo seu esforço e dedicação. 

“Esse é um esporte apaixonante pois exige do atleta muita disciplina, dedicação e foco. Essas características são determinantes para todas as atividades na vida do competidor e não somente para a prática desse esporte. O IPSC é envolvente exatamente por exigir do seu praticante esse equilíbrio!” finaliza. 

A CBTP tem orgulho de contar com um atleta tão dedicado ao Tiro Prático, quanto o Sr. Lucimar Domingues. 

Compartilhe:
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.