Publicado: 08/01/2021 às 18:01
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: NOTÍCIAS CBTP

Joaquim dos Santos: Mais de 30 anos em prol do Tiro Prático!

O Tiro Prático cresceu no Brasil graças a grandes atletas que lutaram pela fortificação e reconhecimento de nosso esporte. E um dos nossos nomes de maior orgulho é o Sr. Joaquim Pereira dos Santos, que dedicou mais de 30 anos de sua vida em prol do Tiro Prático.

Esse grande atleta e amigo completa hoje, 8 de janeiro de 2021, os seus 70 anos. Joaquim chega até aqui com muitas histórias para contar, muitas conquistas e muito comprometimento com o nosso esporte.

Foi na década dos penteados ousados e volumosos que o nosso atleta iniciou no Tiro Prático. Após sofrer o infortúnio de um assalto, Joaquim decidiu que precisava de uma arma para se defender. Fez então, em setembro de 1985, o Curso de Iniciação ao Tiro. Alguns meses depois fez um curso mais avançado e começou a treinar no Clube de Caça e Tiro de Niterói (CCTN).

Por entender que para ter uma arma é necessário que a pessoa pratique constantemente, começou a frequentar o CCTN com frequência, por volta de 1986. Ao verem sua maestria com a arma, foi convidado para competir pelo clube. “Antigamente a gente tinha as competições entre os clubes e a nossa equipe competia em 12 modalidades” comenta.

Nos anos seguintes,  além de competir, começou a contribuir com a Federação de Tiro do Estado do Rio de Janeiro (FTRJ). Em 1986, auxiliou na elaboração do Regulamento de Silhuetas Metálicas. Já em 1987, em colaboração com Luiz Fernando Frota, realizou a tradução do Regulamento de IPSC. “Nessa época, não tínhamos timer e nem cronometro” explica.

Ainda em 1987, já como Diretor de Tiro Prático da FTRJ, juntamente com a Confederação Brasileira de Tiro ao Alvo (CBTA), realizou as primeiras provas de Tiro Prático no CCTN.

Em 1989, realizou com a colaboração de Luiz Fernando Frota e José Augusto Galdino o I Campeonato Brasileiro de Tiro Prático no CCTN. “Nesta prova tivemos, pela primeira vez, 3 pistas de IPSC. A apuração manual com máquina de calcular e preenchendo-se tabelas desenhadas em cartolina foi terminada à noite com iluminação dos faróis de automóveis. A prova teve elogio, quanto a organização, de Luiz A. Horta (Tatai) campeão de IPSC na época” Joaquim nos conta.

Nos anos seguintes, realizou o II e o III Campeonato Brasileiro de Tiro Prático, em Brasília e no Rio de Janeiro.  E desde então, continua dando apoio a promoção do nosso esporte pelo país. Recebeu o Título de Benemérito da FTPRJ em 1992 e uma homenagem do Clube de Tiro de Petrópolis em 2015.

Atualmente, Joaquim é Assessor Técnico para Análises Climatológicas da Confederação Brasileira de Tiro Prático e continua sua jornada com muito trabalho em prol do nosso esporte.

O Sr. Joaquim Santos preparou um dossiê recheado com vários momentos importantes do Tiro Prático no Brasil, com documentos e reportagens antigas. Você pode conferir na integra, clicando aqui.

A CBTP deseja um Feliz Aniversário ao nosso querido amigo e atleta e agradece por todo o empenho que teve durante os anos para impulsionar o nosso esporte.

Compartilhe:
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.