Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Dose Certa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Nos Estados Unidos, mais de 10 milhões de lesões esportivas são tratadas anualmente. Nos últimos anos, muito se tem publicado sobre lesões causadas pelo esporte, isso tem gerado grande preocupação, pois geralmente ocorre entre os atletas das mais variadas práticas esportivas. No Brasil também se observa que o esporte Tiro Prático tem sido comumente citado, mas poucos são os estudos direcionados para este esporte específico. Com o objetivo de verificar o grau de conhecimento sobre estes acidentes esportivos e sua prevenção foi entrevistada a fisioterapeuta Amanda Magalhães.

As lesões esportivas são provocadas por métodos inadequados de treinamento, alterações estruturais que sobrecarregam mais determinadas partes do corpo do que outras e pela fraqueza muscular. Muitas dessas lesões são causadas pelo desgaste crônico e por lacerações, os quais são decorrentes de movimentos repetitivos que afetam os tecidos suscetíveis. “Os exercícios devem ser feitos de maneira global para que o corpo do atleta funcione em harmonia. Contudo, deve-se dar ênfase em atividades específicas para as regiões que são mais exigidas para o Tiro, ou seja, não podendo faltar exercícios de alongamentos e de ganho de força e resistência muscular”, aconselha Dra. Amanda.

Métodos inadequados de treinamento
A causa mais comum das lesões musculares e articulares são os métodos inadequados de treinamento: o indivíduo que se exercita não permite uma recuperação adequada após uma série de exercícios ou não pára de se exercitar ao sentir dor. Todas as vezes que os músculos são sobrecarregados por um período de exercícios intensivos, algumas fibras musculares são lesadas e outras utilizam sua energia disponível, a qual foi armazenada sob a forma de glicogênio (um carboidrato). São necessários mais de dois dias para que as fibras cicatrizem e para que o glicogênio seja reposto. Conseqüentemente, um intervalo de no mínimo dois dias entre treinamentos intensivos ou a alternância de treinamentos que sobrecarregam partes diferentes do corpo podem ajudar a evitar a ocorrência de lesões crônicas. A maioria dos programas de treinamento alterna um período de treinamento intensivo em um dia com repouso ou um treinamento mais leve no dia seguinte.“Não somente relacionada ao Tiro Prático, as lesões mais comuns envolvendo atletas de uma maneira geral são as contusões, estiramentos, entorses e tendinites por “overuse”, ou uso exagerado da articulação,”alerta Dra. Amanda.

Nos atletas do tiro as lesões mais comuns são nos braços, punhos, cotovelos, joelhos e ombros. Existem alguns exercícios específicos feitos para fortalecer estas áreas determinadas e um deles é para o fortalecimento dos ombros e que vale a pena ser citado e exercitado para se evitar futuras lesões. Dê uma olhada nesta boa opção. Fortalecimento dos Ombros, Banco de pesos. Deite-se de costas. Use um banco especial ou solicite ajuda de um observador para retirar o peso no final do exercício. Sustentar a barra com os polegares voltados um para o outro. Levantar e abaixar lentamente o peso a partir do peito. Realize três séries de dez repetições, interrompendo o exercício imediatamente caso sentir dor. À medida que sua força for aumentando, aumente o peso. Atenção! O exercício deve ser iniciado com um peso muito leve, pois este força os músculos lesados. E para concluir esta aula de cuidados e precauções, Dra Amanda deixa um último recado: “A musculação exagerada pode causar lesões sérias nos músculos e articulações, por isso, exercício sim, mas com precaução, peso e medida. Cada um deve estar atento, respeitando as suas limitações e ter consciência de que ninguém consegue se tornar campeão num só dia”.

Contato:
Amanda Magalhães
e-mail: amandamagalhaes@gmail.com

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!