Caros atletas,
Conforme definido em Assembleia Geral no dia 15 de junho de 2022, a Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) gostaria de relembrar aos nossos filiados quanto as definições de Classes dos nossos Campeonatos Nacionais.
As Classes são definidas de acordo com a média dos resultados das 03 (três) melhores participações em provas da CBTP. E são atualizadas no final de cada ano calendário (após última etapa), e se o competidor iniciou o ano em uma determinada Classe, ele finalizará a temporada desse ano nessa mesma Classe.
Se o competidor já possuir Classe em uma Divisão, ao trocar a mesma, ele será automaticamente mantido na sua melhor classe. E conforme informado no parágrafo acima, depois de 03 (três) provas, o atleta será mantido ou reclassificado após o recalculo no final do ano vigente (logo depois da última etapa).
Exemplo, quem é GM, ao mudar de Divisão, será mantido como GM.
O Downgrade (rebaixamento) é quando o atleta através dos seus resultados dos últimos 05 (cinco) anos não obtiver um índice maior ou igual ao atual e após obter o Downgrade, este só poderá acontecer novamente após 02 (duas) temporadas, já o Upgrade (atualização) sempre poderá ocorrer.
A Classe U será destinada somente a competidores que nunca tiveram classificação anterior na disciplina, ela é reservada apenas a atletas novatos na disciplina IPSC HG/CCP, na CBTP. E a mudança de Classe só ocorrerá apenas no final de temporada.
PREMIAÇÕES DE CLASSES DAS DIVISÕES:
As novas classificações serão utilizadas no ano seguinte para premiação de classes das divisões.
– GM (Gran Master): 95% até 100%
– M (Master): 85% até 94,99%
– A: 75% até 84,99%
– B: 60% até 74,99%
– C: até 59,99%
– U (Unclassified).
Assembleia Geral Extraordinária (15/06/2022).
CBTP- Uma Confederação voltada para o atleta.