Publicado: 07/07/2021 às 11:07
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: EVENTOS SHOTGUN, RIFLE E MINI RIFLE

Brasília foi sede do II Campeonato Brasileiro IPSC de Armas Longas.

A Capital Federal, Brasília, sediou entre os dias 1 e 4 de julho, a II Etapa do Brasileiro de Armas Longas, no Estande de Tiro General Darcy Lázaro. O evento contou com a participação de atletas e RO’s de diversos estados do país.

A abertura oficial do evento ocorreu na manhã de sábado, dia 03, e teve a presença dos militares: Tenente Coronel Ernesto Pastl Neto, Comandante da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto, que hasteou a bandeira do Brasil; General de Divisão R1, Humberto Madeira Mascarenhas, que hasteou a bandeira da Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP); o presidente da CBTP e Diretor Regional IPSC, Sr. Demetrius Oliveira, que hasteou a bandeira da IPSC; e o presidente da Federação de Tiro Prático do Distrito Federal, Thyago Almeida Pignataro (FTPDF) que hasteou a bandeira da FTPDF. Também durante o evento tivemos a honra de receber o Deputado Federal Coronel Armando e do Comandante do Pelotão do Estante de Tiro General Darcy Lázaro, Segundo Tenente José Quintino da Silva Neto, para prestigiar a estrutura e nossos competidores.

Após a cerimônia, os atletas seguiram para seus Squads e deram início a competição. Em um ambiente amistoso e familiar, os participantes estavam entusiasmados, mesmo sob o sol do cerrado brasileiro. As provas foram um sucesso, mesmo com alguns atrasos devido a algumas pistas longas que tomaram um pouco mais de tempo dos seus competidores.

O Comandante da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto, Tenente Coronel Ernesto Pastl Neto, comentou que o evento foi deveras importante para o Estande de Tiro General Darcy Lázaro, pois marcou a retomada do local, que estava parado a aproximadamente dois anos. “Nós, do Exército Brasileiro e da Base de Administração de Apoio do Comando Militar do Planalto, estamos muito felizes por retomarmos as atividades de tiro no Estande, o qual há pouco tempo, foi cedido para a FTPDF, para ser utilizada nas competições a nível nacional e internacional”, destacou. O Comandante afirma que o esporte de Tiro Prático é uma atividade espetacular, vibrante e que anima o atleta. “Quem quiser ingressar, venha, participe, conheça clubes e faça um tiro inicial. Tenho certeza que vai se apaixonar. Essa é uma atividade ímpar e segura para seus atletas”, enfatizou.

 

Esporte Familiar

Ao contrário do imaginário popular, o Esporte de Tiro Prático é um esporte seguro para seus competidores e participantes, e propicia em suas competições, um ambiente familiar e descontraído.

Com muitas famílias e grupos de amigos entre uma pista e outra, a CBTP conversou com alguns atletas para saber deles a experiência na competição e no esporte. O casal, Carla e César Asvolinsque participam a anos de competições locais desta divisão e internacionais para Armas Curtas, mas esta foi a primeira vez do casal em uma etapa nacional de Armas Longas. “Está sendo muito interessante. Já participamos de alguns campeonatos locais desta modalidade, mas é a primeira vez que participamos de um nacional nesta categoria. Ao entoar o hino nacional, o coração já dispara e na sequencia seguimos para as pistas, as quais são muito maiores que em provas locais e possuem um grau de dificuldade um pouco mais forte. As pistas longas são mais dificultosas, mas mesmo assim são muito boas”, comentou Carla. Para ela, o Tiro Prático é um ambiente familiar, cheio de amigos e desmistifica que é um esporte agressivo. Carla Asvolinsque ficou surpresa com o número de mulheres participantes na competição e deixa um recado: “Mulheres, venham para o tiro, é um esporte muito divertido”.

O empresário Vitor Hugo Gomes Flaminio, esportista há quatro anos, compete ao lado do seu filho, Vitor Santana Flaminio, o Vitinho, que tem 12 anos e já atira como ‘gente grande’. Para o empresário, o esporte além de familiar, faz com que os competidores reencontrem amigos, façam amizades e aprendam novas técnicas com os veteranos. Vitor Hugo comentou também que seu filho, participante das provas de Mini Rifle estava entusiasmado e feliz com a competição.

 

Para o Presidente da Federação De Tiro Prático do Distrito Federal (FTPDF), Thyago Almeida Pignataro, o saldo desta etapa foi positivo, apesar de alguns problemas técnicos. “Vamos usar a etapa de armas longas como lição e consertamos possíveis problemas para que a prova ocorra de maneira perfeita e esperada por todos os competidores”. Thyago ressalta a felicidade de estar à frente da FTPDF e organizar um evento tão importante para o esporte, na Capital Federal. “Foi uma missão dada pela CBTP com um prazo bastante reduzido e fizemos por compromisso com a instituição e com o esporte. Brasília não sediava uma etapa nacional há algum tempo. Para nós foi uma felicidade estrear o credenciamento desse estande com o torneio brasileiro de armas longas. A FTPDF está com uma diretoria muito disposta e engajada para trabalhar em prol deste esporte”, finalizou.

 

O próximo evento de Armas Longas será a III Etapa e Final do XVII Campeonato Brasileiro de Rifle e Shotgun / III Campeonato Brasileiro de Mini Rifle (Peso 2), que acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro, na cidade de Viamão/RS.

Confira as fotos da competição em nossa Galeria de Fotos.

Compartilhe:
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.