Publicado: 15/05/2020 às 16:05
Por: COMUNICAÇÃO CBTP | Categoria: Boletim COVID19

Boletim CBTP Covid19 – 15 de maio de 2020.

O Brasil registrou nesta sexta-feira (15) o total de 212.198 casos de coronavírus e confirmou a recuperação de 79.479 (39,2% do total) pacientes. As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o Brasil.

Até o momento, são 14.455 mortes provocadas pela doença, cuja a taxa de letalidade é de 6,9%, considerando o total de casos confirmados. Outros 2 mil óbitos estão em investigação.

Desde o dia 26 de fevereiro, quando o primeiro caso foi confirmado no país, o Governo do Brasil adotou uma série de medidas, junto a estados e municípios, para garantir a estrutura necessária ao atendimento dos pacientes com a doença através da distribuição de recursos, materiais, insumos, equipamentos de proteção individual e habilitação de leitos de UTI.

Atualmente, boa parte dos municípios de todos os estados brasileiros registram casos e óbitos por coronavírus.

O oncologista Nelson Teich afirmou ainda nesta sexta-feira (15), horas após anunciar que deixaria o Ministério da Saúde, que deu o seu melhor no curto período em que esteve à frente da pasta: “A vida é feita de escolhas e eu hoje escolhi sair. Digo a vocês que dei o melhor de mim nesse período em que estive aqui”, disse Teich, que permaneceu no comando da pasta por menos de um mês.

Teich revelou que deixa um “plano de trabalho” pronto para ser implementado na tentativa de auxiliar entes da federação a definir os próximos passos do combate à pandemia do novo coronavírus. “Deixo um plano para auxiliar os secretários, prefeitos e governadores para tentar entender o que está acontecendo.”

Entre as medidas de auxílio, ele destaca a construção de um programa de testagem em massa “pronto para ser implementado” no Brasil. “Isso é fundamental para definir estratégias e ações. Iniciamos as visitar em cidades mais atingidas para entender o que acontece no dia a dia, na ponta”, pontuou Teich.

Até o fechamento desta matéria o nome do novo Ministro da Saúde ainda não havia sido anunciado pelo Presidente Jair Bolsonaro.

 

Foto: Paulo Paiva/DF
Fonte: https://www.worldometers.info/coronavirus/
https://www.saude.gov.br/

 

Compartilhe: