Prezados atletas,
Na tarde desta segunda-feira, dia 01 de agosto, a Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP), preocupada com a forma com que foram tratados os episódios das desqualificações durante a IV Etapa do Campeonato Brasileiro de IPSC Handgun e Pistol Caliber Carbine Taurus/CBC, realizado no último final de semana em Campo Grande/MS, convocou uma reunião com membros da diretoria NROI.
Ao final da reunião, após a análise conjunta dos episódios que resultaram nas desclassificações, restou clara a necessidade de mudanças no tratamento aos atletas envolvidos em possíveis recursos.
Dessa forma, a CBTP e NROI irão promover alterações na composição utilizada para formação do Comitê de Arbitragem, mas sem qualquer prejuízo quanto ao cuidado com as regras de segurança, que devem ser obedecidas, para o bem do nosso esporte.
As mudanças abaixo já serão implementadas a partir da próxima etapa do Campeonato Brasileiro:
1- O Comitê de Arbitragem será composto seguindo a regra 11.2 do regulamento internacional;
1.1- O presidente do Comitê será o Presidente da CBTP; ou o Diretor Regional; ou um Range Officer indicado pelo Match Director, sendo esse membro o responsável pelo voto de desempate, se necessário;
2- É obrigatório que 50% do Comitê de Arbitragem seja formado por Atletas Veteranos inscritos na prova, com notório conhecimento jurídico e das regras internacionais do IPSC;
2.1- A indicação dos nomes dos membros do Comitê de Arbitragem será de responsabilidade do Diretor Regional, ou de um delegado desse, ou do Match Director.
3- Fica determinado que a CBTP e a NROI devem aceitar todos os meios eletrônicos possíveis no intuito de garantir a apuração da veracidade dos fatos, bem como a lisura do processo de julgamento de recursos.
4- Fica determinado que a CBTP e NROI devem seguir o rito do contraditório, ouvindo os envolvidos (atleta e árbitros ) e as testemunhas arroladas no recurso. Afim de garantir lisura e transparência ao recursos interpostos.
Reiterando nosso compromisso com os atletas e com o constante desenvolvimento do nosso esporte no Brasil, informamos que quaisquer relatos e/ou insatisfações podem ser enviadas para a Ouvidoria CBTP, através do e-mail: ouvidoria@cbtp.org.br
CBTP 30 anos – Uma Confederação voltada ao atleta.