Cuidados para o Despacho de Armas e Munições nos aeroportos brasileiros.
A Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) relembra aos CAC’S que a partir da Resolução nº 461/2018, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o embarque em voos domésticos, por passageiros que possuam armas e munições requer alguns cuidados. É necessário que a arma esteja desmuniciada, as suas munições separadas e guardadas em case adequado para despacha-las no momento do check-in.
O controle é efetuado exclusivamente de forma informatizada pela Polícia Federal e todos os passageiros que desejarem embarcar armados ou despachar a arma de fogo e munições em aeronaves civis devem preencher previamente a Guia de Despacho de Arma de Fogo (GDAF) disponíveis aqui.
Lembramos que se o CAC esquecer algum produto controlado em suas bagagens, os mesmos poderão ser barrados no detector de metais ou no ato do embarque e isso pode fazer com que você perca seu voo, por isso, atente-se às regras impostas pela ANAC.
Ao chegar ao seu destino final, retire suas armas e munições juntamente com a unidade da Polícia Federal disponível na cidade ou aeroporto ou conforme orientado pelo funcionário da companhia aérea. Segue aqui a lista com os locais da Polícia Federal.