Voltando às raízes
XIX Campeonato Brasileiro de Silhuetas Metálicas 2007
Por Donald e Diana Frasier
Lembrando que a modalidade de tiro em silhueta metálica é baseada na idéia de simular uma caçada. Atirar no estande em Brasília foi um desafio para todos que estão acostumados a atirar em alvos articulados, com contra-alvos, e cargas baseadas em precisão e não em potência.
Depois do choque inicial concordamos que todos estariam atirando sob as mesmas condições. Como o estande fica na direção leste-oeste, fomos avisados que depois das 13:00 horas o sol já começaria a atrapalhar a visão ficando na nossa frente. Para contornar o problema, começamos a recuar nossos tapetes até o começo da sombra que ainda restava. Decidimos então atirar miras abertas de manhã e miras ópticas à tarde. Fora os problemas de alvos não articulados, especialmente os carneiros que não caiam com cargas fracas ou armas de baixa potência, ver os bichinhos voando quando atingidos, foi uma emoção diferente. Como em uma caçada, o animal não atingido na área vital, fugia e deixava o atirador muito triste.
Com um caçador, depois de algumas tentativas frustradas saiu o primeiro quarenta da prova em UAS Small Bore e no dia seguinte mais um 40 x 40 em UAS Big Bore, mostrando que mesmo com todas as dificuldades a pontuação máxima era possível. Restava provar que com mira aberta, pontuações “normais” eram possíveis. Mesmo sem nenhum 40×40 na categoria de mira aberta, conseguimos um 39 em Unlimited Big Bore ao redor das 15:00h, desmistificando o mito de que só se pode atirar em Brasília até 13:00. Em uma região onde a maioria dos atiradores usa armas longas para praticar silhuetas metálicas, queríamos incentivar o uso de armas curtas mostrando a precisão que as mesmas têm na posição deitada, usando os alvos normais e de ½ escala do Big Bore e Small Bore como exemplo. Além disso, foi importante oferecer treinamento, não só para juizes de linha, mas também sobre homologação de armas, regras oficiais para provas, programas de armazenamento de dados, e qualquer outra informação necessária para a organização e andamento de uma prova de silhuetas metálicas com atiradores em todas as categorias possíveis. Brasília foi escolhida pela CPTB para sediar o XIX Campeonato Brasileiro não só por esses motivos, mas também por ser um centro turístico e gastronômico, o que ajuda a incentivar a participação da família nas viagens dedicadas a campeonatos de silhuetas metálicas.
Finalmente gostaríamos de declarar como um grande sucesso o XIX Campeonato Brasileiro e agradecer aos cinqüenta e dois atiradores e suas famílias, que participaram desta prova. Estamos ansiosos para retornar a Brasília e usar a experiência e conhecimento que adquirimos com essa prova para possivelmente melhorar os resultados e trazer ainda mais atiradores a essa região, que possui muito para oferecer, tanto para o tiro, quanto para o turismo, pois é uma cidade do Brasil que não deve deixar de ser visitada, especialmente no inverno, por oferecer dias ensolarados, sem vento e com temperaturas agradáveis durante o dia e noite.