Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Jubileu CBC.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

 

Este ano a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) comemora seus 80 anos de existência e com ele o orgulho de estar hoje entre os cinco maiores fabricantes privados de munições para armas portáteis, no mundo. E para aproveitar a data e a oportunidade a CBC lança novos produtos, mais que esperados no mercado. É por esse e outros motivos que a empresa continua prosperando. E o Slogan da CBC para esse ano é “Acreditando e investindo no futuro do Brasil”.

 

A história da CBC começa no ano de 1926. De lá para cá aconteceram algumas mudanças administrativas e muito desenvolvimento tecnológico. Fundada por imigrantes Italianos no conhecido bairro do Brás, em São Paulo, foi primeiramente conhecida como Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições. Só em 1953 sendo comprada por duas empresas, a Remington Arms Company e Ici – Imperial Chemical Industries passou a se chamar a então conhecida CBC. Já nos anos 80 foi comprada por seus principais executivos em conjunto com o Exército Brasileiro, através da Indústria de Material Bélico e por fim nos anos 90 a Arbi Participações Ltda se torna sócia majoritária da IMBEL, dando início a grandes transformações.
 
Depois que a Arbi assumiu a administração da CBC, muitas mudanças aconteceram de forma precisa e eficaz para alcançar seus novos e ambiciosos projetos. A primeira mudança dentro deste contexto foi ter como foco a exportação em larga escala, em quantidades bem superiores aos de costume, com níveis de qualidade e preço competitivos no mercado internacional. E para que isso acontecesse foi necessário muito trabalho e determinação. “Todo o parque industrial foi reestruturado e modernizado, com equipamentos de última geração. As três fábricas foram centralizadas em Ribeirão Pires. Os sistemas administrativos foram integrados e informatizados. Um amplo Plano de Marketing alterou toda a comunicação visual da empresa e permitiu que novos produtos fossem lançados no mercado interno e no exterior”, ilustra o Diretor Presidente da CBC, Sr. Antônio Marcos Moraes Barros.

 

Hoje são duas unidades produtivas: uma em São Paulo em Ribeirão Pires, onde funcionam as fábricas de misturas iniciadoras, pólvoras, munições e coletes à prova de balas, a engenharia e a área comercial da empresa. “A unidade de Ribeirão Pires é o maior complexo industrial voltado para a fabricação de munições do Hemisfério Sul”, destaca Sr. Antônio Marcos; a outra inaugurada em novembro de 2000 no Rio Grande do Sul em Montenegro, a 62 km de Porto Alegre, e produz cartuchos de caça e armas longas.“Certificado ISO 9001 atesta o alto nível de qualidade do ciclo operacional da empresa, desde o projeto do produto, passando por seu desenvolvimento e manufatura, até o acompanhamento pós-venda”, garante Sr. Antônio Marcos. 

 

Lançamentos

Hoje a CBC produz mais de 300 itens dentro de suas fábricas, nos quais são direcionados a vários fins como o esporte, a segurança e até mesmo a construção civil.  Esses produtos são possuidores de características e finalidades específicas para cada tipo de necessidade. Estas variedades são descritas como famílias de produtos, sendo elas: Munições para armas curtas, Cartuchos de caça e de competição, Cartuchos .22, Munições para fuzis, metralhadores e canhões, Cartuchos de uso industrial, Componentes de cartuchos e de munições, além das Armas longas e dos Coletes balísticos e correcionais. “No caso do Tiro Prático, pelas características específicas, os produtos mais vendidos são os componentes de recarga: estojos, projéteis, espoletas e pólvora”, informa o Diretor Comercial, Sr. Salesio Nuhs.

 

Quando o assunto é os lançamentos, um produto se destaca no ano de 2006. A Carabina de Pressão 5,5mm, que vem complementar a linha de carabinas de pressão por ação e mola. “É importante ressaltar que de acordo com a classificação legal, as Carabinas de Pressão não são armas de fogo, portanto não exigem registro e podem ser adquiridas por maiores de 18 anos, com a devida comprovação. O que pode ser o início de uma caminhada para o esporte do tiro’, conta Sr. Salesio”.

 

Produção X Exportação

O processo de produção dentro da CBC depois do ano 2000 sofreu uma mudança memorável o que lhe garantiu maior agilidade, otimização e um maior feedback na sua gestão. Toda a produção dentro da CBC é realizada através de um sistema de produção integrado, regido pelo sistema “TPS – Toyota Production System. Os princípios básicos deste sistema são: produção apenas do necessário, padronização do trabalho e resolução dos problemas na fonte. “Com a implantação do TPS melhoramos em muito não apenas os indicadores de produtividade mas principalmente a performance de atendimento aos clientes. Com o sistema anterior a pontualidade de entrega dos pedidos era menor que 30%  com o TPS estamos com 95% de pontualidade”, revela Sr.Salesio.

 

Já os números e os destinos dos produtos exportados pela CBC são de deixar qualquer funcionário da fábrica orgulhoso pela resposta de seu trabalho e dedicação. Hoje a CBC exporta 70% de sua produção para mais de 50 países regularmente. Os principais mercados são os Estados Unidos e a Europa. Cerca de 50% das exportações são destinadas aos mercados comercial e policial e o restante para o mercado militar. “A qualidade dos produtos CBC assegura seu acesso aos mercados mais exigentes. Uma das vantagens competitivas da CBC no mercado internacional é o fato de termos uma produção totalmente integrada com controle total sobre os principais insumos”, expõe Sr.Salesio.

Parcerias
Para a CBC, o fortalecimento de laços com seus clientes e fornecedores é o ponto chave para sua solidez e é o que garante o sucesso da empresa. Por esse motivo, tanto o Diretor Presidente da empresa, Sr. Antônio Marcos, como o Diretor Comercial, Salesio Nuhs, não fogem à regra. A parceria que a CBC mantém com a CBTP tem colaborado com o excelente trabalho que vem sendo realizado pela Confederação ao longo dos anos. O nível técnico de nossos atletas está excelente e eles estão cada vez mais competitivos, a CBTP está de parabéns pela seriedade do seu trabalho, observa Sr. Antônio. Já o Sr.Salesio ressalta o retorno de uma parceria bem feita.”A CBC é uma empresa empreendedora e sabe da importância de estabelecer parcerias com os seguintes objetivos: otimização dos custos, melhoria nos processos de produção e da qualidade dos produtos”.

 

E para finalizar de forma gloriosa esse contato com a CBC, Sr. Salesio deixa um agradecimento. Obrigado por acreditarem em uma empresa que ao completar 80 anos, continua em constante evolução, mantendo a vitalidade e a energia de uma empresa jovem e capaz de enfrentar a cada dia novos desafios, obrigado por ajudarem a escrever a história da CBC.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!