Na última sexta-feira, 2 , foram comemorados os 125 anos da 4ª Região Militar do Exército. O Presidente da CBTP, Sr. Demetrius Oliveira, teve a honra de participar desse grandioso evento, acompanhado dos Srs. José Mascarenhas, Presidente da FMTP e Leandro Boaventura, Presidente do Áquila Clube de Tiro Prático.
“Um grande dia para as Minas Gerais e para o Brasil, 125 de história brilhante completa a 4ª Região Militar” pontua o Presidente.
A 4ª Região Militar teve origem a partir do 4º Distrito Militar, criado em 02 de julho de 1891, como reflexo da necessidade de segurança nacional, que já naquela época exigia a presença do Exército em todo território Brasileiro. Mais tarde em 23 de fevereiro de 1915, o Exército sofreu nova reorganização, quando foram criados os grandes comandos, incluindo as regiões militares e as grandes unidades.
O primeiro QG foi instalado em 1916 na cidade de Juiz de Fora – MG, inicialmente ocupando as instalações da antiga Escola Agrícola da cidade. Porém, 80 anos depois, em 1995,o Decreto nº 1.740 extinguiu a sede do Comando da 4ª Região Militar em Juiz de Fora, transformando o então Comando da 4ª Divisão de Exército, com sede em Belo Horizonte, em Comando da 4ª Região Militar e 4ª Divisão de Exército.
Desde então, sua sede foi mantida na capital mineira e recebeu, em 11 de fevereiro de 2004, a denominação histórica de “Região Mariano Procópio e Divisão das Minas do Ouro”, unificando as denominações anteriormente concedidas aos Comandos da 4ª DE e da 4ª RM, enquanto Comandos autônomos.
De acordo com o Tenente Coronel Júlio Rosenzt, Chefe da Comunicação Social do orgão, a 4ª Região é o Grande Comando Administrativo do Estado de Minas Gerais. “Nossa região militar engloba todo o estado, com exceção do Triângulo Mineiro, sendo responsável também pela logística de todas as unidades do Exército no Estado.” diz.
Atualmente, o Comandante é o General de Divisão Walmir Almada Schneider Filho. O General incorpora as fileiras do exército desde o 04 de março de 1974, tendo importantes feitos em sua carreira militar, como por exemplo a atuação como 7° Subchefe do Estado Maior do Exército – Política e Estratégia. O mesmo assumiu o comando da região no dia 17 de dezembro de 2015, sucedendo o General de Divisão Mario Lucio Alves de Araújo.
O evento contou com um delicioso coquetel de abertura e logo após uma bela apresentação dos comandos do Exército Brasileiro em Minas Gerais, com desfile de tropas armadas e frota de veículos de combate. Na ocasião as lideranças da CBTP e FMTP aproveitaram para estreitar laços de amizade e parceria com o Glorioso Exército Brasileiro, sempre lutando pelos atletas e buscando melhorias para o esporte no País.